quinta-feira, 5 de maio de 2011

Preço justo


Estou fazendo essa postagem por que acho que nem todo mundo sabe desse manifesto feito pelo Felipe Neto sobre os preços dos produtos no Brasil.

Eu tenho uma mágoa antiga com esses impostos, quando eu era mais nova, eu juntei minha mesada de 5 reais pra comprar o cd novo do rouge (o C'est la vie), o cd era 35 reais e eu só tinha 30. Nesse dia eu comprei meu primeiro cd falsificado só de raiva.

Esse assunto já foi capa da revista época de maio de 2010 (a única que eu tenho rs). Na reportagem eles compararam o preço de alguns produtos no Brasil com outros países.
Alguns exemplos, lembrando que esses dados são de maio do ano passado: Corolla XEI 2.0, no Brasil custava R$ 75.000 (12% impostos estaduais, 30% impostos federais e 58% preço sem imposto). Na África do sul custava R$ 58.740, na Argentina R$46.780 e nos Estados Unidos R$32.797.
Com o rufles, o preço estava na média de RS 2,80. No Brasil custava R$ 3,30 onde R$1,10 era só de impostos.
Com o relógio Swatch, o preço estava na média de R$ 252. No Brasil custava R$ 450 onde R$ 239 era só de imposto.
E por ai vai...

Esse é o link do manifesto, na verdade é mais um baixo assinado néa, vc precisa colocar seu nome, cpf e email. No site tem um texto explicando melhor e um vídeo do Felipe Neto.
Eu sei que essa história de imposto é só um dos problemas que a gente enfrenta, mas o dinheiro que sai dele, se devidamente investido, melhoraria a vida de muita gente. Às vezes me pergunto onde foi parar aquele espírito jovem da época da ditadura, as pessoas hoje em dia são muito acomodadas, todo mundo aceita calado e não faz nada. Eu ainda acredito que o poder tem que estar na mão da maioria, talvez se todo mundo se unisse as coisas seriam mais justas.

Se vcs quizerem conferir alguns dos impostos que pagamos, clique aqui.


Foto encontrada no we♥it

***********************************************************************************

Queria também agradecer a Mel pelo selinho.
A regra seria de indicar 5 pessoas, mas os blogs que tenho visitado recentemente, sintam-se a vontade pra pegar!


Link do blog da Mel
bj grande :*

Um comentário:

  1. Nossa, quando vejo dados e reportagens de impostos fico horrorizada! O Brasileiro trabalha em média 9 meses do ano ( salvo engano ) só para pagar impostos.
    Apesar de existirem blocos de paises que tentam minimizar as tarifas alfandegárias como o Mercosul, os preços ainda continuam abusivos.

    Muito bom o post!

    Beijos! *-*

    ResponderExcluir