quinta-feira, 24 de março de 2011

Coisas descartáveis


Antigamente as coisas eram feitas para durar. Hoje, parece que qualquer objeto é mais valorizado pelo seu design do que pela sua própria função. Os celulares já tem de tudo: câmera, rádio, mp3, internet, e mais um monte de coisas que eu não sei porque meu celular não tem. Mas de que adianta? o celular dura 1 ano.
As empresas fazem de propósito, é claro. Ninguém quer investir em durabilidade porque é bem mais lucrativo se as pessoas trocassem os aparelhos todo ano.
Enquanto isso, vemos as coisas serem descartadas e amontoadas em lixões.

E ainda nesse assunto, não sei se todo mundo já conhece a lei que proíbe sacolinhas plásticas aqui em Belo Horizonte. Os estabelecimentos já não distribuem as sacolas e empresas como o Wall mart (o único que eu vi) tem um caixa especial pra quem usa sacolas retornáveis. As antigas sacolinhas serão substituidas pelas biodegradáveis que custam R$0,19 centavos a unidade.
Uma maravilha de lei que deveria ser aprovada em todo o Brasil na minha opinião.
Mas ainda sim, o Brasil poderia ser mais inteligente e usar o sistema de 'coleta' de lixo subterrânea de Barcelona. È mais prático, barato e ainda não deixa aquele monte de lixo no meio das ruas.


Foto de: Must have cute.

6 comentários:

  1. Oii. por mais que hajam alternativas para uma melhor convivencia entre a natureza e o ser humano, os mesmos nao se preocupam em abraça-las .--. ne atoa as tragedias d hj em dia
    bjuuuus

    mel-ailove-u.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. O ser humano ultimamente está pensando em todo o caos que vem oferecendo a natureza, e como resposta dela vemos destruições em massa, aquecimento global, e tsunamis que arrasam com grandes populações.

    O ideal é se concientizar antes de ocasionar tudo isso!

    Beijokas o visual do blog está perfeito!

    ResponderExcluir
  3. Boa noite Jéssica,

    Em relação aos celulares para mim o quanto basta é fazer e receber ligações, e se forem importantes porque no meu horário de trabalho, eu somente atendo telefonema de meu filho. Se alguem mais ligar espera.

    Para que eu vou querer tantos itens num telefone?

    Quanto ao lixo isso é uma educação que vem de casa, e no Brasil é cultural a populaçao "ser porca" e jogar seus lixos em qualquer lugar.

    Não conheço o sistema de lixo de Barcelona, mas se voce está afirmando que é bom, eu acredito.

    As sacolas de supermercado minha querida, nem precisam ser cobradas, já estão inclusas nos preços de tudo que compramos. Não concordo em pagar por elas, eu as uso para colocar lixo, pois aqui em Campinas já tem sacolas biodegradáveis.

    Um ótimo final de semana, querida, beijos.

    sonia.

    ResponderExcluir
  4. O pior de tudo é que até já as pessoas são descartáveis. Usadas e atiradas para o lixo, quando já não servem para alimentar a ânsia faminta da Máquina.

    Beijos

    Bom fds

    Runa

    ResponderExcluir
  5. Olá Jéssica, voltei aqui hoje, e li o comentário de RUNA. Ela tem razão, até as pessoas são descartáveis. Atualmente nesse pais das maravilhas, nós aos 40 anos somos considerados velhos até para trabalhar.

    É cultural né? Os hospitais, querem auxiliares e enfermeira tipo "Barbie", bonita mas sem serventia, e as enfermeiras mais velhas, são atiradas ao lixo. Como eu fui.

    beijocas, sonia.

    ResponderExcluir
  6. Tudo parece ser descartável:
    embalagens longa-vida;
    amores;
    pessoas...

    ResponderExcluir