sexta-feira, 11 de março de 2011

Brasil e Japão





Comparando os dois países, aquilo que aconteceu no Japão nessa manhã pode ser considerado um desastre natural, o que aconteceu no inicio do ano no Brasil não.
Aquilo que aconteceu no Brasil não foi por causa da natureza, foi por falta de estrutura. Talvez algumas pessoas achem errado comparar os dois países, acham o Brasil muito mais inferior e etc. O Brasil está se desenvolvendo e tem tudo pra se tornar uma potência até 2015. O problema é que poucas pessoas vêem esse desenvolvimento. Por que parece que só alguns estão enriquecendo no país?

Parece que as autoridades estão se preocupando em construir rodovias, melhorar o trânsito, melhorar a agricultura, exportar mais, importar mais, criar indústrias e crescer. Mais se esquecem que o mais importante é a mão de obra, e que os trabalhadores, aqueles lá da "base da pirâmide", precisam de mais segurança.
Não adianta um país crescer se a população não cresce junto: tem que conviver com uma educação ruim, um sistema de saúde pública ruim, moradia ruim, até um mosquitinho causa prejuízos nesse país.

A morte de mais de 900 pessoas no rio de janeiro por causa das chuvas e desabamentos poderia muito bem ter sido evitada se o governo se preocupasse mais em planejar as cidades, melhorar a moradia das pessoas. O que aconteceu ano passado em Angra dos Reis foi um aviso de que não podemos ficar sem um sistema de previsão de chuvas fortes.
Se uma chuva no Brasil é capaz de causar tanto, imaginem um terremoto de 8,9 graus na escala Richter?

Os japoneses são educados pra saber lidar com terremotos. Só que tem coisas que passam dos limites, quem poderia prever um terremoto tão intenso seguido de um tsunami, pouca coisa podia ser feita nessa hora.
Eu sinto muito por ambas tragédias, espero que o Japão não tenha problemas com as indústrias nucleares ou com os materiais tóxicos que podem ter entrado em contato com a água e espero que o Brasil passe a aprender com suas "tragédias".


foto de: Rick Decker

5 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Oii..

    as autoridades brasileiras esperam que catastrofes desse carater aconteçam, para assim eliminar metade da população e trabalhar com os sobreviventes desenhando um desenvolvimento que nao existe, na minha opnião, com ou sem algum tipo de acontecimento catastrofico.

    bjuss
    mel-ailove-u.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. O problema do Brasil é que as coisas existem mas não funcionam. Igual a lei Maria da Penha, primeiro o cara tem que matar a mulher pra depois a polícia ir atras dele. Primeiro milhões de pessoas terão que morrer, pra depois criarem infraestruturas que resistam a chuva.

    ResponderExcluir
  4. Muito fofinho aqui flor, rosa com azul, amei *-*
    Voltarei sempre, conte comigo.

    ResponderExcluir